Desde a sua fundação em 2007, o Tumblr tem sido um lugar dedicado à auto-expressão aberta e criativa, manifestada no centro da comunidade e da cultura. Parafraseando o nosso fundador David Karp, orgulhamo-nos de ter inspirado uma geração de artistas, escritores, criadores, curadores e ativistas a redefinir a nossa cultura e a apoiar o empoderamento individual.
Ao longo dos últimos meses, e inspirados pela nossa história, pensámos seriamente no que queremos ser para a nossa comunidade daqui em diante e temos trabalhado no sentido de estabelecer bases para um Tumblr melhor. Entendemos que, para cumprir a nossa promessa e lugar na cultura, especialmente è medida que a mesma evolui, temos de mudar. Parte desta mudança começou por favorecer um diálogo mais construtivo entre os membros da nossa comunidade. Hoje damos outro passo, deixando de permitir conteúdo para adultos, incluindo conteúdo sexual explícito e nudez (salvo algumas exceções).
Antes de mais, vamos ser inequívocos sobre o que não deve ser confundido com esta mudança: publicar conteúdo nocivo para menores, incluindo pornografia infantil, é repugnante e não tem lugar na nossa comunidade. Sempre tivemos e sempre teremos uma política de tolerância zero em relação a conteúdo desse tipo. Para isso, investimos continuamente na aplicação dessa política, incluindo monitorização automatizada segundo os standards da indústria, uma equipa crescente de moderadores humanos e ferramentas para que os utilizadores possam denunciar abusos mais facilmente. Também colaboramos de perto com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (EUA) e com a Internet Watch Foundation, duas organizações na primeira linha da proteção das nossas crianças em relação a abusos. Através dessas parcerias, denunciamos violações desta política às autoridades jurídicas competentes. É impossível prevenir que todos os agentes mal intencionados tentem abusar da nossa plataforma, mas a nossa maior prioridade é manter a nossa comunidade tão segura quanto possível.
Então o que vai mudar?
As publicações que tenham conteúdo para adultos deixarão de ser permitidas no Tumblr e atualizámos as nossas Normas da Comunidade de modo a integrar esta mudança de política. Reconhecemos que o Tumblr também é um lugar para falar livremente de assuntos relacionados com arte, sexo positivo, relacionamentos, sexualidade e percursos pessoais. Queremos assegurar que continuaremos a nutrir este tipo de diversidade de expressão na comunidade, portanto a nossa nova política tenta alcançar um equilíbrio.
Porque fazemos isto?
É nossa aspiração humilde e contínua que o Tumblr seja um sítio de expressão criativa e auto-descoberta, com um profundo sentido de comunidade. À medida que o Tumblr cresce e evolui e o entendimento que temos do nosso impacto no mundo se torna mais claro, é nossa responsabilidade considerar esse impacto em diferentes faixas etárias, demográficas, em diversas culturas e modos de pensar. Tomámos bastante tempo para pesar os prós e contras da expressão que inclui conteúdo para adultos na comunidade. Ao fazê-lo, tornou-se claro que sem esse conteúdo temos a oportunidade de criar um espaço onde mais pessoas se sentirão confortáveis ao expressar-se.
A ideia é: não há falta de sítios na Internet que mostrem conteúdo para adultos. Vamos então deixar que sejam esses sítios a fazê-lo e focar os nossos esforços na criação do ambiente mais acolhedor possível na nossa comunidade.
O que se segue?
A partir de 17 de dezembro de 2018, vamos começar a aplicar esta política. Os membros da comunidade com conteúdo que deixe de ser permitido no Tumblr vão receber um aviso prévio nosso e informação sobre como proceder para pedir revisão de conteúdos ou preservar os seus conteúdos fora da comunidade, se assim o entenderem. As mudanças não podem ser todas feitas da noite para o dia, porque um processo tão complexo requer algum tempo.
Outra coisa, filtrar este tipo de conteúdo em vez de, por exemplo, um protesto político com nudez ou a estátua de David não é um procedimento simples a uma escala tão grande. Contamos com ferramentas automatizadas para identificar conteúdo para adultos e com pessoas que ajudem a treinar e controlar os nossos sistemas. Sabemos que haverá alguns erros, mas esforçámo-nos o mais possível por criar e aplicar uma política que reconheça a amplitude de expressão que existe na nossa comunidade.
O mais importante é que vamos ser o mais transparentes possível convosco sobre as decisões que estamos a tomar e sobre os recursos que ficarão ao vosso dispor, incluindo informação mais detalhada, melhorias no produto e mais moderadores de conteúdos que interajam diretamente com a comunidade e os conteúdos.
Tal como vocês, nós adoramos o Tumblr e o seu significado para milhões de pessoas em todo o mundo. As nossas ações são motivadas pelo amor e pela esperança que pomos na nossa comunidade. Não vamos acertar sempre, especialmente no início, mas estamos determinados a proporcionar-vos uma experiência positiva.
Jeff D’Onofrio
CEO